quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

SÉTIMA REFLEXÃO: O que é software livre?

Durante a minha experiência de visita a uma escola pública de Salvador e também durante a minha análise dos dados coletados por meus colegas em suas experiências em outras escolas, percebi que muitos professores não sabem o que é software livre, e que muitos apontam softwares proprietários como se fossem livres. 

Por isso, vi a necessidade de explicar nesse post o que são softwares livres. (E também porque eu mesma não sabia direito o que eles eram até ontem).

Resumidamente, o software livre te dá o código fonte, o que quer dizer que você pode aperfeiçoar, executar, estudar, modificar e distribuir o software. Ao contrário do que eu pensava, não necessariamente o software livre é gratuito. Ele é livre por conta das características que eu citei anteriormente. 

Já o software proprietário, te dá o código objeto, que permite que você apenas o execute. E novamente, contrariando o senso comum, não necessariamente o proprietário é pago, apesar da maioria ser. O que faz dele proprietário é o fato de ele não não te dar a liberdade para modificar, aperfeiçoar, estudar e distribuir o software.

Para explicar um pouco mais sobre o software livre, citarei algumas de suas características:

1- é um movimento social e político, que nos faz refletir sobre que sociedade queremos. Queremos uma sociedade democrática ou uma sociedade só para alguns? 


2- tem a liberdade como princípio fundamental


3- tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas ao conhecimento, já que busca a democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento


4- é importante porque dominar as tecnologias que utilizamos significa deixar de ser mero consumidor de tecnologia desenvolvida fora



Um comentário:

  1. Bacana a síntese produzida sobre software livre - bem didática a explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir

Apresentação

Olá! Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e sou estudante da UFBA, cursando o 4º semestre do BI de humanidades. Esse blog foi criado p...