quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

OITAVA REFLEXÃO: Cadê as tecnologias nas escolas públicas?

Em 11 das 31 escolas públicas pesquisadas por mim e meus colegas de turma, os gestores relatam não existir projetos ou atividades envolvendo tecnologia. Além disso, dez tiveram uma resposta negativa no que diz respeito aos investimentos feitos pelas secretarias de educação nas escolas e, dentre esses, quatro ainda informaram que as Secretarias de Educação não fazem investimentos há pelo menos um ano em suas instituições (mas esse número chega até a quatro anos). 

Eu ainda gostaria de destacar que a internet só está disponível em nove das 31 escolas para os alunos e a baixa velocidade é um problema recorrente...


Esses dados todos me assustaram de forma que precisei compartilhar aqui com vocês!

Por que será que as escolas ainda agem como se fôssemos homens das cavernas, que não precisam usar a tecnologia para aprender?


Porque será que não há políticas públicas eficientes e em grande número para inserção de tecnologia das escolas?
A única resposta que eu tenho para isso é: a internet ainda não é vista como importante para a educação. 
Quer dizer, vemos muitas escolas adotando tablets e notebooks, mas não é isso (pelo menos, não só isso) que eu quero dizer. O que eu vejo são muitas escolas considerando a tecnologia como fonte de dispersão dos alunos, ou como ferramenta de pesquisa.


O que eu quero dizer com tudo isso é que as tecnologias ainda são vistas como meras ferramentas e muitas vezes como distração e diversão, quando na verdade deveriam ser tomadas “[...] como um elemento carregado de conteúdo, como representante de novas formas de pensar, sentir e agir que vem constituindo-se na sociedade contemporânea [...]” (BONILLA, 2005, p. 208)
De nada adianta inserir a tecnologia na sala de aula, se os métodos continuarem sendo os tradicionais... Vamos refletir sobre isso! 



Um comentário:

  1. Realmente, os dados são preocupantes, mas são reflexo da falta de políticas públicas para formação de professores, conexão das escolas, equipamentos de qualidade para as escolas. Claro, também é fundamental a construção de concepções que entendem as tecnologias como estruturantes de novos modos de pensar, fazer, sentir, pois sem isso, nada muda....

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Olá! Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e sou estudante da UFBA, cursando o 4º semestre do BI de humanidades. Esse blog foi criado p...