“Em novos 'campus virtuais', os professores e os estudantes
partilham recursos materiais e informacionais de que dispõem. Os professores
aprendem ao mesmo tempo que os estudantes. [...] A principal função do
professor não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de
forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido
de incentivar a aprendizagem e o pensamento.” (LEVY, 1999, pg. 171)
E a minha reflexão nessa postagem vem exatamente nesse sentido; a educação em que o professor é o único detentor do saber já está ultrapassada. O professor tem sim um papel de educador dentro de sala de aula, mas a função dele deve ser principalmente problematizar para que o aluno se interesse e procure aprender. Ou seja, o professor é responsável pelo “incitamento à troca dos saberes” ( (LEVY, 1999, pg. 171)
E com isso, eu entro em outro ponto importante: a disposição das carteiras em sala de aula. Isso diz muito sobre o papel do aluno. Para mim, o aluno deveria desempenhar um papel ativo e construir, junto com o professor, o seu aprendizado.
As carteiras enfileiradas uma atrás da outra sugerem exatamente o contrário; que o aluno desempenha um papel passivo frente a um professor detentor de todos os saberes e único foco da atenção.
Já as carteiras em formato de círculo ou semi-círculo, por exemplo, sugerem horizontalidade e me parece que permite uma maior troca de saberes, com todos se olhando.
E isso é importante porque, muitas vezes, os alunos sabem de coisas que o professor não sabe. E tudo bem não saber. Acho que, quando o professor percebe isso, a convivência na sala de aula melhora de forma substancial. E é disso que a educação precisa; de professores conscientes de que são meros mortais e, portanto, não tem como saber tudo, e incentivadores de seres pensantes e ativos.
Parabéns pela análise Vanessa. Realmente a disposição dos alunos em sala de aula diz muito sobre o modelo pedagógico adotado e sobre o papel de cada um no processo educativo. Precisamos construir relações mais horizontalizadas, valorizando os saberes de cada um.
ResponderExcluir