Hoje em dia, não é possível imaginarmos nossa vida sem a tecnologia. Resolvemos quase tudo com um "clic" e, muitas vezes, nos sentimos desesperados quando acaba a bateria do celular, ou quando acontece qualquer outra coisa que faça com que não possamos usá-lo temporariamente. Sendo assim, é inegável a importância que a tecnologia tem nas nossas vidas, inclusive facilitando várias de nossas ações na sociedade.
Mas, na educação isso parece diferente... pelo que percebo, há uma resistência grande na inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas e, mesmo quando isso acontece, elas são consideras apenas como ferramentas, e não estruturantes.
Sei que já falei disso aqui no blog, mas depois de um debate sobre internet e educação na minha sala, vi que esse é um assunto que não se esgota, e sobre o qual precisamos refletir constantemente.
“No campo da educação, formulamos a ideia de que a incorporação dessas tecnologias não pode ser meramente como ferramentas adicionais, complementares, como meras animadoras dos tradicionais processos de ensinar e de aprender. As tecnologias necessitam ser compreendidas como elementos fundantes das transformações que estamos vivendo, buscando ser incorporadas através de políticas públicas para a educação que ultrapassem as fronteiras do próprio campo educacional, para, com isso, poder trabalhar visando ao fortalecimento das culturas e dos valores locais. ” (PRETTO, 2008, p.80).
Precisamos entender que inserir as TIC na educação não é uma questão de modernização estética, nem apenas para servir como ferramenta de pesquisa e jogos. Muito mais que tudo isso, a tecnologia na educação é algo necessário. Isso porque a escola trata de assuntos da nossa vida e da formação de pessoas para a sociedade. Não teria o menor sentido em uma sociedade onde as tecnologias tem tanta importância, elas não serem trabalhadas e discutidas de forma ampla nas escolas.
E nisso, eu chego num ponto que tem feito parte das minhas reflexões ultimamente: Por que será que a escola tem tanto medo em tocar em determinados assuntos com os alunos? - Esses assuntos são diversos, mas nessa postagem quero me ater aos relacionados à tecnologia. - O que leva escolas a proibirem os celulares e alguns sites como youtube e facebook? (Aconselho ver matéria de Nelson Pretto publicada no A Tarde https://blog.ufba.br/nlpretto/?p=4828)
Vamos parar para pensar um pouco, a grande maioria das crianças, mesmo não tendo acesso a determinados sites e aparelhos na escola, fazem o uso destes em casa. Então, as escolas só estão perdendo ao proibir essas coisas. Ao invés disso, elas deveriam aproveitar para debater assuntos do interesse dos alunos e que fazem parte da vida deles, contribuindo para uma formação mais ampla e mais contextualizada.
Muito boa reflexão Vanessa, parabéns pelo blog e pelas reflexões que trouxeste. É muito bacana perceber a apropriação que fez das aulas neste semestre. Um grande abraço.
ResponderExcluirObrigada, pró! Foi muito boa essa experiência!!
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