segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

QUARTA REFLEXÃO: É possível sabermos tudo?

"A emergência do ciberespaço não significa de forma alguma que 'tudo' pode enfim ser acessado, mas antes que o Todo está definitivamente fora de alcance." (LÉVY, 1999, pg. 161). 

Essa foi uma das frases que mais me tocou durante a leitura dos capítulos X e XI do livro Cibercultura, de Pierre Lévy. Isso porque, às vezes, achamos que vamos dominar todos os saberes, já que temos "tudo" disponível. Porém, se pararmos para pensar um pouco, ter "tudo" disponível só faz essa tarefa ser ainda mais difícil, ou melhor, impossível... 


Nessa imagem, por exemplo, aparecem cerca de 19.000 resultados de busca em apenas 0,43 segundos. A gente clica em uns 4 pra ler, mas em 19.000, quem consegue?? E esse é só um exemplo simples pra mostrar como está fora dos nossos alcances adquirir todos os conhecimentos existentes. 



Mas eu acho que a graça é exatamente essa, sabia? O que seria de nós se não tivéssemos o que aprender, se não tivéssemos um objetivo de aprendizado? Certamente cansaríamos de uma vida em que soubéssemos tudo... Faz parte da nossa natureza o gosto por desvendar o desconhecido, e isso nos mantém vivos e dispostos a viver. Celebro então, nessa postagem, a impossibilidade de sabermos "tudo". 



Um comentário:

  1. Muito bacana tua celebração. É isso, o sentimento de que muito ainda temos por aprender é o que nos move em busca do novo, do inusitado, do surpreendente, ou o que nos torna vivos afinal.

    ResponderExcluir

Apresentação

Olá! Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e sou estudante da UFBA, cursando o 4º semestre do BI de humanidades. Esse blog foi criado p...