quarta-feira, 8 de novembro de 2017

SEGUNDA REFLEXÃO: Sobre os blogs



A aula de hoje foi baseada no texto "Reflexão entre professores em blogs: passos para novas educações" (disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal3-vol1-dez-20091.pdf) e por isso minha postagem hoje é para falar do próprio blog. 
Durante a minha leitura, gostei muito quando as autoras dizem que "os blogs não são apenas uma ferramenta ou 'instrumento' [...] mas sim, estruturam todo um tipo de fenômeno, próprio dos blogs. Se olhando sobre a ótica da educação, poderia dizer que são passos para novas educações" (HALMANN; BONILLA, 2009, p. 01). Gostei muito disso porque, se vemos e usamos o blog meramente como uma ferramenta, acabamos caindo no erro constante da educação tradicional, que é promover práticas descontextualizadas. 
E nisso o professor que utiliza os blogs na sua prática docente, tem que ter muito cuidado. Ele precisa entender que o blog não é interessante só para fazer o aluno escrever e para atrair a atenção dele (visto que na contemporaneidade é mais fácil o aluno se interessar pelas plataformas digitais). Mais que isso, o blog é interessante porque mescla os "saberes escolares com as atuações de mundo" (HALMANN; BONILLA, 2009, p. 05) além de possibilitar trocas muito ricas entre pessoas com visões  diferentes ou complementares. 



Esses dias eu estava lendo uma matéria sobre a educação na Finlândia (disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150807_finlandia_professores_brasileiros_pai) e fiquei muito impressionada vendo como eles estão evoluindo na educação lá, investindo em práticas contextualizadas e valorizando mais os conhecimentos trazidos pelo aluno. 
Essa matéria não traz como exemplo os blogs, mas acho que eles poderiam muito bem ser usados nesse contexto. O blog é uma das formas interessantes de o aluno compartilhar o conhecimento que ele tem sobre algo que o interessa, além de estimular a autoria, a criticidade e a construção de saberes coletiva. 

 

Um comentário:

  1. Olá Vanessa,
    bacana essa relação que você estabelece entre os blogs e práticas educativas contextualizadas. Quando falamos desse tipo de práticas estamos articulando a dimensão social com a dimensão pedagógica e os ambientes virtuais possibilitam isso, uma vez que socialmente os utilizamos plenamente, para os mais diversos fins, então, também é importante que os utilizemos para fins educacionais.

    ResponderExcluir

Apresentação

Olá! Meu nome é Vanessa, tenho 19 anos e sou estudante da UFBA, cursando o 4º semestre do BI de humanidades. Esse blog foi criado p...